A comida

  Sempre tentei fazer com que as meninas se alimentassem da melhor forma possível, muitas vezes sou taxada de chata, de antipática etc., por regular o que as meninas vão comer, por regular os horários da refeições etc. Vou contar para vocês como foi desde o início para ver se vocês consegue me ajudar.
As meninas não souberam o que era sal e açúcar até 1 ano e meio de idade, as comidas eram temperadas com vários temperos e verduras (manjericão, salsa, cominho, alho, cebola, pimentão verde, amarelo, vermelho etc). Para isso então pesquisei ervas que pudessem dar sabor aos alimentos sem que tivesse a necessidade de usar sal. Com relação aos sucos dei todos que foram liberados para elas, só que sem açúcar. Quando tinha uma fruta mais azeda (tipo acerola), misturava com alguma fruta doce, por exemplo o mamão. Depois de 1 ano e meio utilizamos o açúcar Demerara, que tem esse nome estranho, pois passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrons-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo, só que ele não tem o gosto do mascavo, ele é mais caro do que os outros açúcares, mas como usamos pouco vale apena :)
Arroz sempre utilizei integral/7 grãos, com o tempo descobrindo que bem temperado ele fica até com um gostinho bom. As meninas só comem em casa desse tipo. Macarrão os que acho integral elas usam, mas alguns tipos só acho normais e então elas usam também. Na rua ou mesmo em casa se só tem arroz/macarrão branco elas comem também, sem problemas.
Minhas meninas não tomaram Mucilon, pois a doutora disse que aquilo só servia para engordar a criança, então colocava flocos de aveia nas vitaminadas, às vezes Neston, às vezes farinha láctea (mas as meninas gostavam mesmo só a fruta com leite) e novamente não utilizava açúcar.
Como as crianças foram acostumadas desde pequenas elas não acham estranho, pelo contrário. Quando eu inseri o sal e açúcar pela primeira vez elas já tinham 1 ano e 6 meses e no início elas nem queriam comer a comida e nem tomar os sucos, até hoje elas não são muito fãs de nada doce e a comida tem que ter pouco sal (a comida delas lembra às vezes uma comida de pessoas que têm hirpertensão).
Como sou louca por chocolate resolvi mostrar para elas o chocolate amargo, elas amam. Já tentei dar chocolate ao leite e dependendo do tipo, se ele for muito doce, elas não comem.
Graça a Deus as meninas nunca tomaram refrigerante, nem Todinho e suco de caixinha só orgânico.
Bom agora eu vou explicar porque dessa preocupação com a alimentação das minhas filhas. Eu e meu marido somos pessoas gordas e sabemos como é difícil nos alimentar de forma saudável depois de adultos, pois fomos acostumados a comer errado. Então queria que minhas filhas fossem alimentadas desde cedo de uma forma saudável para que elas não passassem pelo que eu e pai passamos com excesso de peso.
Bom mas porque dessa conversa toda, mesmo criando as meninas na mesma forma cada uma reage ao mundo de forma diferente:
Rafaela: come fruta, verdura, doces e porcarias em geral muito bem, na verdade, a “nêga” experimenta e come de tudo, chega dar gosto de ver ela comendo.
Mariana: Já não come de tudo, mas come fruta e verdura, não é muito chegada em doce, mas ama comer bolacha e pão. Mas também não dar maiores trabalho para se alimentar.
Andressa: Essa é complicada, é muito seletiva para comer, não gosta de verduras, não gosta frutas, não gosta de gelado, se pudesse só tomava leite e iogurte. Já tentei de tudo para não deixar ela com fome: disfarçar a comida, enfeitar (não tenho muito talento para isso). Agora ela inventou que na refeição só quer comer a “carninha”, como ela chama (frango, peixe, fígado ou carne).
Uma coisa que é paixão lá em casa são os iogurtes, pensa que as três amam.
Quando elas eram menores mesmo com a diferença eu conseguia alimentar as três, no caso da Andressa tinha que fazer um pouco mais de malabarismo, mas conseguia. Mas agora a Andressa só quer se alimentar de leite, iogurte e suco Sei que ela não tem mais idade para se alimentar só disso, por isso peço ajuda de como faço para fazer essa meninas comerem comida, preciso muito da orientação de vocês.

1 Amamos seus comentários:

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa